Conhecer para Preservar – Azulejos de Padrão Portugueses (PT-CUR-443)

Nesta unidade de trabalho propõe-se aos alunos a oportunidade de desenvolver a criatividade criando o seu próprio módulo e padrão. Os alunos deverão desenvolver competências no âmbito da repetição e rotação de uma imagem inicialmente concebida. Deverão ainda produzir cartazes de sensibilização para a preservação dos azulejos portugueses.  Para a concretização do projeto os alunos efetuarão pesquisas na Europeana sobre azulejos de padrão em Portugal. A aula contém atividades baseadas em várias tecnologias incluindo elementos de pesquisa procurando imagens livres nas Coleções da Europeana, São também sugeridas outras ferramentas online neste cenário de aprendizagem: o Mentimeter para avaliação. Colaboração e comunicação tem um papel muito significativo neste cenário. Os alunos trabalharão em equipas, discutindo as suas ideias e escolhas e criam colaborativamente.

Este cenário de aprendizagem foi desenvolvido durante a versão Português do MOOC  ‘A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (Repetição)’. O curso visava melhorar a compreensão do património cultural por parte dos professores, a fim de o integrar eficazmente nas suas aulas e práticas. Os cursos podem ser acedidos aqui.

Autor(es): Paula Sofia Carvalho e Silvina Paula Carvalho

Idade dos Alunos: 10 – 12

Disciplina e Tópico: Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, Preservação do património cultural; Padrões de Azulejos; Respeito pelos direitos autorais

CC BY 4.0: the featured image used to illustrate this article has been found on Europeana Collections and provided by the Wellcome Collection.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Font Resize