Descrição de Artefactos Arqueológicos (PT-CUR-498)

Neste cenário os alunos deverão ser capazes de aplicar os conhecimentos sobre tecnologia e morfologia de artefactos arqueológicos. Com base em parâmetros tecnológicos e morfológicos concretos, os alunos devem pesquisar imagens de artefactos arqueológicos na Europeana e descrever de forma pormenorizada as suas partes fundamentais. Esta descrição é feita com no ThingLink, com recurso a etiquetas multimédia, que permitem apresentar os aspetos particulares de um todo. Como produto final pretende-se uma coleção colaborativa de vários artefactos arqueológicos.

Este cenário de aprendizagem foi desenvolvido durante a versão Português do MOOC  ‘A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (Repetição)’. O curso visava melhorar a compreensão do património cultural por parte dos professores, a fim de o integrar eficazmente nas suas aulas e práticas. Os cursos podem ser acedidos aqui.

Autor(es): Susana Andreia Nunes

Idade dos Alunos: 15-19

Disciplina e Tópico: UFCD 4085 — Análise de materiais Arqueológicos, Descrição de artefactos arqueológicos cerâmicos

CC BY 4.0: the featured image used to illustrate this article has been found on Europeana and has been provided by the Wellcome Collection.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Font Resize