“Histórias de Vida” (PT-CUR-468)

Estamos rodeados do passado, de espaços de memória. Devemos preocuparmo-nos com os soldados mutilados, mortos durante a 1º guerra mundial? Passamos todos os dias por lugares onde já se fez História. Partilhamos espaços que fazem uma homenagem aos soldados. De uma forma muito natural pretendemos que os alunos tragam o passado para o presente, que falem e sintam como seu a experiência da 1º Guerra Mundial, da violência, dos problemas humanos, das consequências, das histórias de vida e dos memoriais. Os alunos não passaram por uma guerra, mas há outras pessoas que já passaram ou ainda estão a viver num lugar onde há guerra. Se fosses tu, terias medo de ir a uma trincheira? Aguentarias o ruído? Serias capaz de te separares da tua família? Conseguirias realizar o teu projeto de vida profissional, familiar num ambiente de guerra? Este cenário tem como objetivo trabalhar em interdisciplinaridade na disciplina de História e Educação Moral e Religiosa Católica a  partir da coleção temática de 1914-1918, memorial on Berkhamsted e da exposição “Seven men, one leg – a new appearace”.

Este cenário de aprendizagem foi desenvolvido durante a versão Português do MOOC  ‘A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (Repetição)’. O curso visava melhorar a compreensão do património cultural por parte dos professores, a fim de o integrar eficazmente nas suas aulas e práticas. Os cursos podem ser acedidos aqui.

Autor(es): Ana Mendes

Idade dos Alunos: 13-16

Disciplina e Tópico: Educação Moral e Religiosa Católica, Primeira Guerra Mundial

Public Domain Mark 1.0: the featured image used to illustrate this article has been found on Europeana and has been provided by the Rijksmuseum.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Font Resize