“Nós Também Temos um Sonho”: Representações de uma Sociedade Livre de Preconceito Racial – Projeto Multidisciplinar (PT-CUR-525)

A partir do Domínio dos Direitos Humanos presente no currículo da área de Cidadania e Desenvolvimento, propõe-se aos alunos a observação de fotos presentes na plataforma Europeana enquanto representações de rompimento com o preconceito racial na década de 60, época de transformações sociais em países pós colonialistas.

Este pretende ser o mote para a conceção de um Projeto Curricular Transversal para um Domínio de Autonomia Curricular tendo, portanto, uma forte componente multidisciplinar que se estende a áreas disciplinares que compõem o plano de estudos do 9º ano do ensino básico. Cada disciplina cumpre uma tarefa essencial à boa execução do projeto, desde a tradução das histórias fotos à recriação de textos literários com objetivos moralizantes, passando pela contextualização histórica e social representada nesses recursos (disciplinas de Inglês, Português e Português Língua Não Materna, História). Os alunos adquirem e cruzam conhecimento de diversas áreas, e desenvolvem competências de trabalho colaborativo, interpretação crítica, expressão escrita e representação artística, para além de praticarem cidadania ativa e incentivarem a comunidade para a sua prática.

Este cenário de aprendizagem foi desenvolvido durante a versão Português do MOOC  ‘A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (Repetição)’. O curso visava melhorar a compreensão do património cultural por parte dos professores, a fim de o integrar eficazmente nas suas aulas e práticas. Os cursos podem ser acedidos aqui.

Autor(es): Ana Lúcia Água

Idade dos Alunos: 14-16

Disciplina e tópico: História, Direitos Humanos

CC BY 4.0: the featured image used to illustrate this article has been found on Europeana and has been provided by Victoria and Albert Museum.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Font Resize