Preconceito e Deficiência, uma Inevitabilidade? (PT-CUR-440)

A abordagem dos preconceitos pode ser múltipla, optamos pelo preconceito face à deficiência (física ou mental). Com este cenário pretende-se que os alunos adquiram conceitos específicos da disciplina de Psicologia (socialização; preconceito; estereótipo; atitude) assim como conheçam a Escala de Allport e a os apliquem à análise da realidade social. O cenário pode ainda ser adaptado à disciplina de Filosofia e de cidadania e Desenvolvimento. A partir da exploração da Galeria Disabilities in Art, os alunos abordar as questões dos preconceitos, atitudes e inclusão.

Este cenário de aprendizagem foi desenvolvido durante a versão Português do MOOC  ‘A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (Repetição)’. O curso visava melhorar a compreensão do património cultural por parte dos professores, a fim de o integrar eficazmente nas suas aulas e práticas. Os cursos podem ser acedidos aqui.

Autor(es): Maria António Brandão
Idade dos alunos: 16-18
Disciplina e tópico: Psicologia, Preconceito e Estereótipo

CC BY 4.0: the featured image used to illustrate this article has been found on Europeana Collections and provided by the Wellcome Collection.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Font Resize