Representações do Século XX em O Ano da Morte de Ricardo Reis by 12.º H (PT-CUR-467)

O ponto de partida deste cenário de aprendizagem é a leitura prévia do romance O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago. As representações do século XX (a década de 30 e o ano em que se passa a ação, 1936), nomeadamente o espaço da cidade (Lisboa), o tempo histórico e os acontecimentos políticos em Portugal e na Europa (pobreza, fascismos, guerras e revoltas, refugiados),  são centrais para a compreensão do romance. Com este cenário de aprendizagem, pretende-se que os alunos se envolvam ativa e significativamente na leitura integral da obra de modo a aprofundar a compreensão da mesma. Os alunos são desafiados a partilhar e discutir a sua experiência de leitura com os colegas, a selecionar os recursos do portal Europeana que melhor fundamentem o seu ponto de vista e exemplifiquem os eventos retratados e a criar uma apresentação online ilustrativa de todo o processo. Todas as atividades foram concebidas para serem implementadas em contexto de Ensino à/a Distância no modelo WebQuest, numa turma já familiarizada quer com a Europeana, quer com o Padlet e o Edmodo.

Este cenário de aprendizagem foi desenvolvido durante a versão Português do MOOC  ‘A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (Repetição)’. O curso visava melhorar a compreensão do património cultural por parte dos professores, a fim de o integrar eficazmente nas suas aulas e práticas. Os cursos podem ser acedidos aqui.

Autor(es): Maria Filomena Martins dos Santos

Idade dos Alunos: 17-18

Disciplina e Tópico: Português e História, Educação literária

Public Domain Mark 1.0: the featured image used to illustrate this article has been found on Europeana and has been provided by the Rijksmuseum.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Font Resize